Home Receitas Como fazer um hambúrguer caseiro saudável

Se você está de dieta mas adora comer aquele delicioso hambúrguer, saiba que este lanche é perfeito para substituir uma refeição, já que o mesmo contém todos os ingredientes básicos da pirâmide alimentar (carboidratos, proteínas, vitaminas e gorduras).

Fazendo algumas adaptações, transformamos este vilão da dieta em um verdadeiro aliado, com menos de 300 calorias (versão de frango) e com muitas fibras, proteínas e vitaminas, este lanche pode até mesmo ser consumido diariamente em sua dieta sem engordar, então veja como preparar.

Ingredientes

  • 1 Pão de hambúrguer integral
  • 1 File de frango fino (peito)
  • 2 Rodelas de tomate
  • 2 Rodelas de cebola
  • 2 Colheres de maionese light
  • Azeite

Modo de preparo

Em uma frigideira antiaderente coloque um pouco de azeite, deixe dar uma aquecida e coloque o filé de frango cortado em formato de bife, enquanto um lado cozinha, coloque um pouco de sal na parte virada para cima. Você pode adicionar outros tempero conforme a sua preferência, como por exemplo pimenta, alho em pó ou condimentos processados.

Vire o frango e se necessário adicione sal/tempero ao outro lado. Vá pingando um pouco de água no bife para ele dourar. Após estar bem dourado, retire o bife e reserve. Na mesma frigideira, coloque mais um fio de azeite e refogue um pouco as cebolas, quando elas começarem a ganhar um pouquinho de cor, coloque um pouco de água e adicione as 2 colheres de maionese light e refogue um pouco em fogo baixo até criar um molho.

Montagem

Corte o pão ao meio, coloque a carne, o molho, o alface, o tomate e por último feche o pão com a outra fatia.

Versão com carne vermelha

Você também pode preparar o seu hambúrguer com carne vermelha e mesmo assim deixar o alimento bem saudável, para isso você vai precisar de 300 gramas de patinho moído, 1 ovo, 2 colheres de creme de cebola, cebolinha verde picada, sal e pimenta a gosto.

Basta misturar todos os ingredientes, amassar bem e fazer o formato circular da carne de hambúrguer. Se for usar carne moída congelada, retire antes toda a água da carne usando um escorredor ou peneira. O modo de preparo é o mesmo da carne de frango.


Leave a Reply